Feliz Beltane!

01/05/2012

Alguns comemoram em Outubro, outros comemoram no dia 1º de Maio, como no hemisfério norte. O Beltane, ou festa da fertilidade, é uma tradição Celta desde os tempos antigos e que sobrevive até hoje. Pagãos do mundo inteiro se unem em volta de uma fogueira para comemorar o início do verão e a morte do inverno.

Ao estudarmos as tradições pagãs, devemos escolher em que roda do ano vamos comemorar os festivais: do norte ou do sul. O recomendado, para aqueles que querem ingressar, é que um ano comemore pelo norte e outro pelo sul, para saber com qual energia se adapta melhor.

A roda do norte é a que guarda a maior semelhança com as datas das nossas comemorações atuais (que foram sincretizadas com o cristianismo), como por exemplo Ostara (Páscoa em abril), Samhain (dia dos mortos ou Halloween em outubro) e Beltane, dia em que os trabalhadores eram liberados da lavoura para que pudessem participar do festival (1º de maio, dia do trabalhador). Já a roda do sul, possui uma lógica maior em relação às estações do ano, para quem mora nesse hemisfério, visto que as estações do ano coincidem (apesar de não termos estações bem definidas). A única diferença é que terá que se acostumar a comemorar a páscoa em setembro, dia dos mortos em maio e assim por diante, mas o importante é saber que não há um certo nem uma forma errada.

Segundo a Wikipedia,

A Fertilidade nesta celebração consta como o desabrochar da Primavera, com o abrir das flores, as sementes e a vida da prole considerada no Reino Animal. Uma Festa que deve ser regada de muita alegria, com danças, coroas de flores e um banquete que valoriza os alimentos da época e principalmente a fogueira, ou algo representando o fogo. Para que possamos deixar que este elemento livre-nos das doenças e que reinicie a vida, na forma primordial, simples e pura.

Hoje, portanto, é o dia da fertilidade. Dia em que ocorrem os casamentos na tradição celta, dia de união, de fertilização, de colocar seus projetos em prática. Hojé é o dia em que o sagrado une suas forças, o masculino e o feminino se tornam um só. Pra mim está sendo um dia de encerrar ciclos, tomar decisões sobre o restante do ano, terminar tarefas inacabadas e descansar… descansar pra renovar as energias e principalmente, refletir em quê devo aplicar essa minha energia. De nada adianta gastarmos nossas forças com algo que sabemos que não vai dar certo. Ao invés disso, devemos direcioná-las para metas futuras.

Fotografias daqui e daqui.

Compartilhe o artigo:Share on Facebook19Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

comentários via facebook

6 comentários leave one →

  1. Lulu

    Bacana eu não sabia dessa tradição. Que venha um ciclo de prosperidade para todos nós.
    Big beijos

    Responder
  2. Luana Pagung

    Feliz Beltane! Minha visita chega atrasada, mas meus bons votos são permanentes. E obrigada pela citação, fiquei surpresa e feliz.
    Então que estes novos ventos venham trazendo não só a nova estação, mas os novos ciclos pra você (já que tem significado encerramento), espero que tudo dê certo, que as bênçãos vindas do céu e da terra contribuam.
    Fiquei encantada com as fotos, são suas? São você? ;_;

    Responder
  3. Camile Carvalho

    Pois é, muitos não sabem das tradições Celtas. O mais curioso é que muitas comemorações nossas vêm dessa época e desse povo, como a Páscoa, Festa Junina entre outras. Vou sempre escrever um pouco mais sobre essa cultura pra mostrar pra vocês 🙂

    Beijinhos e obrigada pela visita!

    Camile

    Responder
  4. Camile Carvalho

    Nunca é tarde para boas intenções! =)

    Obrigada pela visita, tenha um ótimo recomeço, início de ciclo, mesmo que eu esteja desejando um pouquinho atrasada (também), mas sempre é hora de mudar!

    Quanto às fotos, como conversamos no twitter, essas fotos não são minha, mas a maioria delas aqui do blog são. Ah, e obrigada por me dar o toque sobre as fotorgafias =)

    Muitas bênçãos pra você, querida!!
    Blessed be!

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)