Yoga

Íshvara Pranidhana: Entrego, confio, aceito e agradeço

18/10/2017

Íshvara Pranidhana: Entrego, confio, aceito e agradeço | Chandrika Yoga

Nós, seres humanos, somos controladores por natureza. Queremos o tempo todo manter as rédeas de tudo e de todos. Dificilmente aceitamos quando perdemos o controle de alguma situação. Nos sentimos vulneráveis, desamparados, e a angústia de ver tudo saindo de forma diferente do planejado acaba tomando conta de nossas mentes.

No entanto, se pararmos pra pensar, muitas situações que esperávamos por um resultado acabaram tomando um outro rumo – pra melhor. A questão é, será que tudo que achamos que é ruim em nossas vidas realmente é? Será que somos capazes de identificar o que é desfavorável ou negativo para nós, sem termos uma visão ampla do que pode vir a acontecer no futuro? Por que tanto medo das coisas não acontecerem como o planejado?

Segundo o sábio Patanjali – quem organizou o conhecimento do yoga em oito passos conhecidos como Ashtanga – dentro dos códigos de conduta encontramos o Íshvara Pranidhana, ou seja, a entrega total a um controlador supremo. É claro que é importante planejarmos nossas vidas e batalharmos para realizarmos nossos sonhos e metas, mas da mesma forma, é importante sabermos que nem sempre as coisas acontecem como desejamos. Nesta visão, há uma consciência suprema onisciente, que tudo sabe sobre o passado, presente e futuro, pois esta consciência É o passado, o presente e o futuro.

Nós, seres humanos, possuímos sentidos imperfeitos. Avaliamos as situações de acordo com nosso ponto de vista, com nossa bagagem cultural e de uma forma muito limitada. Não temos ideia do TODO, dos motivos pelos quais fatos que independem da nossa vontade ocorrem. A natureza tem seu próprio ritmo, sua própria forma de dançar, e nós estamos no embalo desse som do Universo.

Íshvara Pranidhana é entrega total. É confiar que tudo bem que as coisas não ocorreram conforme desejávamos. É confiar que há uma inteligência muito maior que rege nossas vidas. É entregar de coração o resultado de nossas ações, sem esperar nada em troca. Íshvara Pranidhana é, também, aceitar o que vier, pois tudo acontece conforme deve acontecer. E é agradecer por tudo o que recebemos, seja algo bom, ou ruim. Pois mesmo nas fases mais sombrias que vivenciamos, há um aprendizado muito grande. Nos tornamos mais fortes, mais preparados para a vida. A cada dificuldade desenvolvemos uma força tão enorme que, ao passarmos por ela, olhamos para trás e muitas vezes não compreendemos como fomos fortes.

Entrego, confio, aceito e agradeço. Que possamos falar mais esta frase, que se tornou tão popular pelo querido Professor Hermógenes. E que possamos, além de tudo, agradecer por cada passo que demos em nossas vidas.

Tudo acontece exatamente da maneira como deve acontecer. Apenas entreguem!

Compartilhe o artigo:Share on Facebook20Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)