Em quantos sites estamos cadastrados?

05/02/2013

Após receber uma pergunta no meu Ask sobre a quantidade de redes sociais e cadastros aos quais estamos submetidos, resolvi refletir sobre o assunto.

Por que você tem blog, Facebook, Twitter e etc.? Você não acha que isso toma, inutilmente, um precioso tempo em nossas vidas? Às vezes faço-me esta mesma pergunta. Confesso que já pensei até em me “suicidar” virtualmente, isto é: deletar TODAS as minhas contas. Afinal, o mundo é real, e não virtual. ~ Anônimo

Escrevi em uma folha de papel todos os sites/redes sociais que me recordava de ter inscrito. Para minha surpresa, consegui encher uma folha inteira de papel A4 enquanto checava a minha pasta de Spam do email para ver o quanto lixo, de tais sites, eu recebia diariamente.

Será que precisamos mesmo participar de tantas redes sociais, marcar tão fortemente a nossa presença online? E para quem trabalha com comunicação, como por exemplo, jornalistas? Será possível, atualmente, mostrar seu trabalho, criar uma imagem e trabalhar com comunicação e mídia de forma equilibrada, sem precisar se submeter à loucura avassaladora do “estar online” de forma onipresente? Como alcançar esse equilíbrio?

É uma reflexão que venho fazendo há algumas semanas. Já que eu estou me preparando para me tornar uma jornalista, gosto de escrever e mostrar ao público minhas ideias e reflexões, mas também tenho medo de me deixar levar pela forte correnteza do efêmero e da vida 100% conectada, que nos deixa ansiosos e com a sensação de estar perdendo alguma novidade muito importante, caso estejamos desconectados.

Qual será o equilíbrio? São muitos questionamentos que levanto, mas que não tenho uma resposta imediata. Apenas através de muita reflexão acerca desse novo modo de vida, é que poderemos encontrar um ponto de equilíbrio entre a nossa vida real e a digital. Enquanto isso, acho que o ideal é conhecer um pouco de tudo e ser maleável. Nem nadar contra a correnteza de forma rígida nem se deixar levar sem consciência do que estamos fazendo.

Quantos emails você tem? Quantos cadastros você fez desde que conheceu a internet? Será que é um modo de vida seguro? Vamos tentar excluir algumas contas as quais não usamos com tanta frequência? Vamos reduzir um pouco também esse “lixo eletrônico” que geramos ao se empolgar e cadastrar em um novo serviço, mas que abandonamos após algumas semanas de uso? O que acham dessa loucura na qual estamos vivendo atualmente?

Para você, a vida online facilita ou atrapalha?

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

4 comentários leave one →

  1. Val

    Adoro seu blog, é isto que venho me perguntando há algum tempo: pq tanta gente sente tanta necessidade de se expor tanto ? pra que tanta rede social ? recebo diariamente convites diversos pra diversas redes, não tenho nenhuma, não sinto necessidade, meus amigos verdadeiros, tem meu telefone, meu email principal, muita gente que tem face etc…tem gente lá que nem mesmo conhece rsss eu tenho um blog de artesanato que é minha paixão, ams é uma coisa que não me toma tempo, na época do Orkut me deletei devido ao tempo que perdia naquilo… no face ne mesmo cheguei a me cadastrar pra não viciar… é isto, adorei o post.

    bjos

    Val

    Responder
    • Camile Carvalho

      Obrigada pelo comentário, Val! Eu realmente estava refletindo muito sobre isso, e resolvi anotar todas os sites que já me cadastrei um dia. Claro que não consegui lembrar de todos, mas só essa “pequena” lista já me assustou. É uma questão de segurança, acabamos nos expondo demais na rede, sem contar que perdemos um pouco de viver nossas vidas reais. Ultimamente tenho tentado reduzir e conciliar com meu trabalho aqui no site.

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Responder
  2. Bruna

    Nossa, pensando assim eu estou cadastradas em MUITOS sites tambem… As vezes a gente vai cadastrando e quando vê tem mil contas… Vou fazer uma listinha das que estou cadastrada e sair das que não tenho usado muito…

    Responder
  3. Ricardo Caitano

    Estou cadastrado conforme meu levantamento em 74 sites rs! E olha que já tinha reduzido… bom, acredito que isto atrapalhe, vou tentar reduzir ainda mais….

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)