Inspiração

Organizando os documentos pessoais e material de estudos

24/09/2014

Como organizar documentos pessoais, contas e material da faculdade | camilecarvalho.com | #camilecarvalho #blog #organização

Depois de perceber que os documentos importantes da minha vida estavam uma bagunça, pensei em várias estratégias para organizá-los e vim contar a vocês como encontrei uma maneira fácil, prática e eficiente de catalogar o que é importante da minha vida pessoal, acadêmica e profissional.

Material para organizar documentos

Como material não precisei de muito, apenas um fichário antigo que eu tinha em casa e folhas de envelope plástico em tamanho A4, que podem ser removidas quando necessárias.

Com a pilha de documentos espalhados sobre a mesa (entre eles comprovantes de pagamentos antigos, papeis sem importância e documentos essenciais) comecei a organizar pelo início da minha vida: minha certidão de nascimento.

A cada categoria diferente, fui utilizando um novo plástico. Por exemplo, o diploma da escola ficou junto com o histórico escolar e minha declaração do MEC sobre a prova do ENEM.

Meu diploma da faculdade de Medicina Veterinária também ficou junto com todos os documentos referentes à minha primeira graduação, como histórico escolar, cópia da publicação do D. O., documentos do CRMV entre outros.

Em cada plástico colei etiquetas indicando a qual área da minha vida pertence

A utilização dos plásticos é uma boa ideia, já que podemos removê-los sempre que for necessário. Quando fui fazer minha matrícula na UERJ levei meus principais documentos dentro do próprio plástico, assim não corria risco de amassá-los ou sujá-los.

Outra dica interessante é guardar os pequenos documentos, como RG, CPF, Título de Eleitor e Passaporte em um único plástico. Diferente da situação em que eu me encontrava anteriormente, saber onde está cada documento de cada momento da minha vida é fundamental pra uma boa organização.

Manter cópias com as originais

Para os mais prevenidos, algo que fiz e acho interessante é manter, junto com os principais documentos originais, uma cópia deles. Toda vez que vamos nos cadastrar em algo, ingressar em algum curso ou qualquer outro motivo, nos pedem xerox de identidade, CPF, diploma entre outros, e nada mais prático que já termos tais cópias guardadas junto com cada documento original. Agiliza o processo e não precisamos ficar carregando os originais por aí toda vez que isso acontece. Portanto, a dica é manter algumas cópias junto aos originais.

Manter organizado

Depois de todo trabalho de destralhar o que não era importante, organizar cada documento em plásticos e colocá-los em ordem no fichário, é importante mantê-los organizados sempre. Quando retirar algum plástico, deve-se sempre colocá-lo de volta assim que terminar de usá-lo e também é bom manter alguns plásticos vazios para novos documentos que surgirem futuramente ou para aqueles que ainda se encontravam perdidos dentro de alguma pasta qualquer.

Esta foi  minha organização dos documentos da minha vida. E vocês, como organizam os seus? Utilizam algum sistema ou guardam tudo em uma única pasta (como eu fazia)?

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

23 comentários leave one →

  1. Faço isso com meus documentos, mas só recentemente quando meu filho nasceu, foi quando eu percebi que costumeiramente eu precisaria dos documentos dele fáceis de serem localizados, e faço desse jeitinho que você descreveu, guardo os documentos originais com as copias (pelo menos 3) dentro do plástico, é extremamente prático e cômodo ter tudo a mão e evitar ficar correndo atrás de casas de xerox em meio a uma emergência!
    E gostei dessa idéia de digitalizar tudo! #partiuligarscaner! rs
    Beijoos!

    Responder
  2. Acabei de encontrar utilidade pra um fichario que ta aqui encostado.
    Achei o máximo =D

    Responder
  3. Yasmyn

    Amei a idéia!! Infelizmente não tenho mais um fichário velho, já que nunca fui boa pra me organizar em fichários escolares (rasgava todas as folhas!kkk)! Mas amei!
    vou descobrir alguém que tenha um para fazer isso! já que acabo deixando tudo em pastas, envelopes..e na hora que precisa é um Deus-nos-acuda!!

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)