Como limpar e energizar cristais

07/02/2016

Como limpar e energizar cristais » Camile Carvalho » camilecarvalho.com

Uma dúvida que muitos me perguntam é sobre como energizar (limpar) cristais. Há diversas formas de eliminar as energias negativas, mas é sempre bom adotarmos um ritual e fazermos com frequência para mantermos nossos cristais bem energizados e trazendo todos os benefícios para o nosso ambiente.

Como identificar a energia do cristal?

O primeiro passo é saber quando fazer a limpeza dos nossos cristais. Não há uma regra certa de periodicidade, mas é sempre bom tentarmos analisar as energias que os cristais estão emanando. Um cristal bem energizado tem a temperatura mais fria, então uma dica de ouro que aprendi com um professor especialista no assunto, é encostar a pedra na bochecha e sentir sua temperatura. Se estiver fria, ele está bem energizado, porém, se o cristal estiver da temperatura do nosso corpo pro quente, é hora de fazer uma boa limpeza.

Claro que esta é apenas uma forma de identificar a necessidade de limpeza dos cristais, mas também podemos seguir nossa intuição. Se o ambiente está muito tempo fechado (por exemplo, após uma viagem longa) ou se queremos utilizá-lo para algum propósito específico, é sempre bom renovar suas energias para que voltem a vibrar.

Como limpar e energizar cristais » Camile Carvalho » camilecarvalho.com

Como fazer a limpeza dos cristais?

Como eu comentei acima, há diversas formas, desde passá-lo em uma fumaça de incenso até banhá-los na água do mar. Cada um tem que buscar sua própria forma de limpar os cristais, mas a que eu faço com frequência (e minha intuição concorda) é a seguinte:

1. Coloque-os num recipiente de vidro

Pode ser um bowl, uma travessa ou um copo, contanto que caibam todos os cristais dentro e dê para ficarem submersos à água. Como eu tenho muitos cristais, toda vez que faço uma limpeza aproveito para dar um “banho coletivo” e por isso uso um recipiente grande para caberem todos.

2. Encha de água até todos ficarem cobertos

Meus cristais ficam mais ou menos até a metade do recipiente, então encho de água corrente (da torneira mesmo) até cobri-los todos.

3. Adicione sal grosso

Muitos têm dúvidas sobre o banho de sal grosso, mas o que acontece é que o sal limpa as energias deixando o objeto/pessoa/o que for num estado digamos que neutro. Ele é capaz de remover tanto as energias negativas, quanto também as positivas. É uma explicação simplificada para facilitar a compreensão, mas o sal grosso atua como se estivesse fazendo uma limpeza independentemente da vibração energética que o objeto carrega. No nosso caso, como não temos certeza se todos estão vibrando de forma positiva, ele neutraliza para que depois possamos programar com que energia aquele cristal ficará.

4. Reprograme-os com óleos essenciais

Eu sempre digo e repito: se você ainda não conhece os óleos essenciais, por favor, experimente! 😛 Já escrevi um post sobre o poder terapêutico deles (aqui) e eu gosto demais de usá-los nos meus cristais. Como eu falei no tópico anterior, ao adicionarmos sal grosso, estamos removendo as energias independentemente se são favoráveis ou desfavoráveis, e por isso temos que adicionar uma vibração energética com que queremos que eles fiquem após a limpeza.

Gosto de alternar o uso entre o óleo essencial de Lavanda ou de Alecrim, que além de possuírem um aroma delicioso, também transmitem calma, poder de concentração e meditação, deixando uma aura leve no ambiente.

A forma que faço é pingando de 3 a 5 gotas na água em que os cristais estão mergulhados (sim, junto ao sal grosso), mas há quem prefira fazer um banho de sal grosso e depois de enxaguar, fazer um banho com os óleos essenciais. Vai da intuição de cada um.

5. Luz do sol ou da lua

Leve o recipiente para algum lugar que possa pegar sol ou os raios da lua. Eu gosto de lavar meus cristais e deixá-los do fim da tarde até a manhã seguinte para que possa se aproveitar da energia tanto do sol quanto da lua (não tenho uma lua específica, mas tenho vontade de pesquisar melhor para saber qual a lua mais favorável para isso). Se não tiver como deixá-los pegando luz do sol ou da lua, não tem problema, o próprio sal grosso com o óleo essencial já ai fazer a limpeza necessária.

6. Água corrente

No dia seguinte, pego o recipiente e retiro a água. Não é bom reaproveitá-la para nada, ela deve ser descartada. Passo rapidamente os cristais em uma água corrente e deixo sobre uma toalha felpuda para secar. Pronto! Os cristais estão reenergizados e bem geladinhos, prontos para serem colocados de volta em seus lugares estratégicos.

Dica

Se você não tem óleos essenciais em casa, não tem problema. Os cristais podem ser colocados apenas na água com sal grosso e, ao escorrer a água, energize-os da forma que achar melhor (fumaça de incenso, oração, luz do sol etc.) O importante é removermos aquela energia estagnada que estava neles e adicionarmos a intenção de boas energias.

Não se assuste com o ritual achando que é muito complicado. Acredite em mim, é super rápido fazer a limpeza dos cristais, o post ficou grande porque quis explicar cada passo direitinho. Na verdade o que faço é pegar todos os cristais, colocar no pote, adicionar água, sal grosso e umas 5 gotas de óleo essencial e levar para a varanda para virar a noite. É super simples!

Espero que tenham gostado da forma como energizo meus cristais. Se você também faz isso, compartilhe conosco aqui nos comentários! É sempre bom aprender outras formas de trazer boas vibrações para o nosso ambiente.

Um agradecimento especial para a Jessica do blog Jessica M que me perguntou  no twitter sobre como energizo meus cristais. A ideia do post já era antiga, mas foi ela quem me deu um empurrão para descrever tudo direitinho para vocês.

Se você tem alguma dúvida sobre energias, Feng Shui ou qualquer outro assunto, sinta-se à vontade para perguntar aqui no blog.

Até mais!

Compartilhe o artigo:Share on Facebook26Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

18 comentários leave one →

  1. Linda

    Oi, Camile!

    Eu nunca tinha ouvido falar de usar óleos essenciais para energizar os cristais…Mas, parece uma ideia maravilhosa. Aliás, OE servem pra muuuita coisa né? Você tem alguma loja para indicar onde eu posso encontra-los a um preço mais camarada?

    Responder
    • Oi Linda! Os óleos essenciais são ótimos, podem ser usados em várias situações.

      Quanto à loja online, ainda não tenho uma preferida, pois compro em lojas físicas mesmo de acordo com minha necessidade e preço (gosto muito de comprar no Mundo Verde). Mas se eu descobrir alguma loja online bacana vou compartilhar aqui no blog e com você.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Responder
  2. Yay! Muito obrigada, Camile!
    Fiz o teste da bochecha e não achei que estavam gelados.
    Fazia muito tempo, na verdade anos, que eu não fazia isso. Agora que me mudei, sinto que a energia da casa também é diferente, e me lembrei dos cristais, que sinceramente pra mim era só fazer isso assim que eu os adquiria, depois nem era preciso fazer mais.
    Muito bom o post, muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas 😉
    Beijos!

    Responder
    • É muito bom fazer essa limpeza toda vez que achar necessário, pois os cristais vão absorvendo as energias negativas do ambiente e as nossas também, quando os manipulamos. Por exemplo, não é bom que outras pessoas toquem nos nossos cristais, a não ser que a intenção seja essa, pois a energia vai se transferir pro cristal. Caso alguém esteja precisando ou use os cristais como terapia (ou até peguem por acaso), é bom fazer essa limpeza depois, ou pelo menos lavá-los em água corrente.

      Espero que dê certo! Depois me conte como fez e se sua intuição te levou a fazer alguma modificação no ritual. É bom termos a ideia de como fazer, mas também é importante prestarmos atenção à nossa intuição.

      Beijos!!

      Responder
  3. Olá Camile!
    Muito obrigada por este maravilhoso post, veio mesmo satisfazer algumas dúvidas que eu tinha.
    Gosto muito do teu blog, é uma inspiração para mim. Gosto muito das tuas partilhas.
    Beijinho e boa semana.

    Responder
    • Olá, Catarina!

      Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do post. Qualquer dúvida que tiver sobre cristais é só perguntar.

      Beijinhos!

      Responder
  4. Roseli Manjanelli

    Olá ! Camile
    Tudo bem!

    Vi seu post, gostei muito , pois estava meia perdida sem saber como energizar minhas pedras. Só fiquei com uma duvida
    devo deixar no luar e no sol com água do sal grosso também ou devo lavar em água corrente e depois colocar no luar e no sol, e quanto tempo deixo no sal grosso.
    Camile posso colocar a minha mandala junto também para energizar?
    Te agradeço desde já , pois é a primeira vez que vou usar as pedras na minha casa. Um Beijão!!!!

    Responder
    • Oi Roseli, tudo bem? Seja bem vinda ao meu blog!

      Olha, eu deixo no luar com a própria água do sal grosso. No final, quando vou retirá-las, aí que lavo na água corrente.

      Se sua mandala puder ficar mergulhada na água, pode deixar junto sim! Depois me conte sobre sua experiência com as pedras na sua casa!

      Abraços!

      Responder
  5. Lena

    Oieee! ! Amei as informaçõeMuito. Muito lindo o seu blog <3 Faz tempinho que adquiri meus cristais fiquei de fazer a limpeza energética e os deixei de lado, procuro saber mais quais pedras podem ou nao ir nao agua com sal… Porem coloquei no sol uma ametista e ela desbotou :/ Depois procurei me informar melhor e vi que há um horario mais indicado para essa energização. Preciso de mais dicas se pudem compartilhar 🙂 abração

    Responder
  6. Olá Camila…gostaria de saber se posso fazer limpeza dos meus cristais com o Palo santo?

    Responder
  7. Paula

    Amei

    Responder
  8. Lúbya

    Amei, porém estou com uma dúvida, se eu utilizar sal refinado ao invés de sal grosso ou sal marinho, interfere em alguma coisa?

    Responder
  9. Cláudia

    Olá adorei seu blog
    Eu tenho dúvidas.

    Meus pais me oferecem uma colecção de pedras tinha eu 14/15 anos.

    Mas a uns tempos uma pessoa conhecida veio minha cada disse sentia energia forte minha cozinha.

    Na verdade tinha caixa de pedras em cima figurifico.

    É já disse tinha bia gente energia casa, tinha lavar pedras sal

    Minha dúvida é tenho pedra estava derreter colada só isso de borracha trás a caixa não danificar pedras será essa pedra pode estar dentro de água muito tempo?? “” meti pedra água junto outras notei perdra estava diferente parece encolheu pouco 🙁 será foi impressão minha ou é assim pedra???

    Dúvida deixo pedras em sua sal meto sol depois??? Tiro passo por água corrente.
    É ponto estrategico e onde??? É eu tinha dentro de um. Organizador

    Obrigada

    Responder
    • Oi Cláudia, você pode deixar as pedras dentro de um recipiente com sal grosso e ervas de um dia pro outro, pode deixar também na janela pra pegar a energia da lua, mas não deixe por muito tempo. Da noite pro dia já é o suficiente. Se quiser pode energizar também colocando em plantas por uma noite, o contato com a terra já energiza. Estranho as pedras derreterem e ficarem coladas, será que eram de plástico? Tente não deixar por muito tempo na água com sal grosso, elas podem ficar opacas perdendo o brilho.

      Beijos!

      Responder
      • Cláudia

        Olá Obrigada às pedras são de verdade não sei se foi humidade que apanhou pois minha casa ardeu esteve exposta grande temperatura só hoje me. Lembrei disso.

        Eu já as meti ao sol amanhã de manhã vou às tirar, essas ervas falou tenho em casa.

        Só uma pergunta meti elas expositor ou meto algum sitio. Algumas?? Isto é colecção que foi fazendo com. Ajuda meia pais

        Eles me deram. Assim. Vim. Viver sozinha. Hoje pela 1x na vida estava casa não estava bem. Algo me. Leva para sala e tinha intuição as pedras em quando. Não. Pegei nelas não estava bem isso e normal.?? Não sei só. Sei. Assim. Meti água senti melhor, agora foi ver as pedras estão na água e essa água está cheia de bolhas isso é normal.?? Desculpe as perguntas, eu amo. Pedras só agora soube significado delas. Pois uma amiga minha falou esta necessitar de reposta energias positivas minha vida Obrigada

        Responder
  10. Rodrigo

    Gostei muito do blog , mminhas duvidas seriasm : posso apenas limpar com incenso se sim quais?! / senao de quanto quanto tempo eu ponho de molho as oedras ! Tenho muitas mesmo aqui em casa ! Bjj!!! Se souber tarot tb ajudaria rs

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)