Inspiração

Dicas de Escrita: Como escrever melhor?

13/06/2011

Dicas de Escrita: como escrever melhor? | Camile Carvalho | #camilecarvalho

Hoje eu vou falar um pouco sobre a escrita. Quem afirmar que nunca passou pelo famoso “bloqueio da página em branco” certamente está mentindo. Isso ocorre com todos nós, e por dois motivos: Ou não temos idéia de como começar o texto, ou temos idéias demais borbulhando em nossas mentes.

Freud desenvolveu na psicanálise algo que todos conhecem, que é deitar no divã e falar livremente o que vier em mente, sem julgamentos, a fim de organizar os pensamentos e obter uma compreensão melhor do que passa no subconsciente do indivíduo. No movimento surrealista na literatura, um exercício muito comum entre os artistas era a escrita livre, na qual o autor simplesmente se deixava levar pelas palavras sem necessidade de nexo ou organização. Foi numa das aulas de literatura que conheci essa atividade, muito importante pra deixar fluir a criatividade e desbloquear nossos pensamentos.

Por quê escrever livremente?

A espontaneidade da escrita nos permite colocar pra fora idéias e pensamentos que estão obscuros no nosso subconsciente. Muitos artistas possuem um caderno, onde desenvolvem seu processo criativo escrevendo todas as manhãs, em escrita livre. Isso os permite aflorar a criatividade, deixando registradas novas idéias que talvez nunca fossem conhecidas por eles próprios, se não fosse a atividade de deixar as palavras fluírem.

Como fazer o exercício?

Todos os dias pela manhã, sente num ambiente calmo e tranquilo, livre de qualquer fonte de perturbação e interrupção e simplesmente escreva. Não importa o quê, não importa como, apenas escreva tudo o que vier em sua mente. Não precisa fazer sentido, você perceberá que os assuntos vão surgindo e se misturando, sem uma ordem, sem qualquer nexo, e é exatamente isso que faz com que sua mente fique livre como uma água cristalina. Escreva aquela idéia do livro que você queria escrever há tempos, escreva sobre seus sentimentos, sua angústia, raiva ou amor. Não se julgue se logo a seguir escrever sobre a ração do cachorro que acabou. Escreva, escreva muito e sem parar. Não volte para ler a frase anterior, não busque nexo. Você verá que quanto mais praticar esse exercício, mais sua mente ficará livre de normas, sendo cada vez mais fácil organizar seus pensamentos. Você perceberá que a cada dia conhecerá mais sobre você mesmo.

Qual material utilizar?

Pegue um caderno e reserve para uso exclusivo da escrita livre. Pode ser um diário, agenda, ou uma folha de papel em branco. O importante é estar num ambiente tranquilo onde não será interrompido durante sua tempestade cerebral. Uma ótima sugestão digital é o 750 Words, um site no qual você faz um cadastro e tem uma página em branco a ser preenchida com o que você quiser. Sua meta diária é de escrever 750 palavras, no mínimo. Ele foi criado exatamente com essa finalidade: Deixar fluir sua criatividade. O layout é extremamente minimalista, possuindo apenas poucas informações sobre os dias anteriores e um contador de palavras. É um espaço apenas seu, onde ninguém tem acesso, apenas você. Gosto muito desse site, e é nele que faço meus despejos criativos, tanto com meus compromissos, sentimentos, idéias e postagens do meu blog. Sim, nesse momento estou usando o 750 Words pra escrever esse post, pois assim que abri meu editor de texto do wordpress, fui atingida pelo bloqueio da “página em branco“.

E você, tem alguma dica de como trabalhar com a criatividade? Compartilhe conosco!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

4 comentários leave one →

  1. Ana Claudia Valente Jaramillo

    Eu tenho usado o Ommwriter. Super recomendo… Dá uma olhada. Tenho certeza que vc vai gostar. Foi desenvolvido justamente para podermos escrever sem sermos incomodados pelos ruídos externos…
    http://www.ommwriter.com/

    Responder
  2. Camile

    Esse eu não conhecia ainda, mas vou dar uma olhada! Obrigada pela dica! =)

    Responder
  3. Prima! Preciso muito dessas suas dicas de como escrever. Tenho um caderno de campo de antropologia pra escrever e não saio da primeira página! Me falta inspiração e criatividadeeeee!!

    =)

    Responder
  4. Camile

    Tenta fazer um mapa mental primeiro, listar os tópicos e se dedica em cada tópico de cada vez, sem pensar nos próximos. Assim que fiz meu relatório de estágio da veterinária. Dedica um tempo pra escrever cada item, pois dividindo em partes fica mais fácil que enfrentar um mega projeto de uma só vez!
    Beijos, prima!

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)