Livro: Chega de bagunça! Organize-se!

28/10/2013

Livro: Chega de Bagunça, Organize-se | Vida Minimalista | vidaminimalista.com

Há um tempo eu já estava pensando em compartilhar com vocês os livros que tenho lido sobre minimalismo, vida simples, produtividade e organização. Hoje, vou mostrar a vocês as impressões que tive com o livro das irmãs Cris e Dete, que trabalham com consultoria de organização desde 2004.

Quando recebi o livro Chega de Bagunça! Organize-se! pelos correios, fiquei desapontada por ter poucas páginas, apenas 71. O livro é dividido em dez capítulos, sendo oito deles sobre organização de alguma parte da casa e os dois últimos com dicas e reflexões, mas cada capítulo não tem mais que duas páginas e fiz a leitura do livro inteiro em apenas alguns minutos.

Chega de Bagunça! É destinado àqueles que sentem a necessidade de se organizar. É uma compilação de dicas básicas que achei boas para principiantes mas que talvez sejam um pouco superficiais para quem já é organizado, ainda que eu tenha aprendido algumas dicas bacanas sobre como conservar os livros e sobre a importância de, ao preparar uma mala de viagem, dar preferência à roupas com cores básicas, pois combinam entre si – algo que podemos considerar minimalista. Por outro lado, dicas como “levar um ferro bivolt em uma viagem” não é nem um pouco prático, já que podemos selecionar peças que não amassem tanto na mala e deixamos de carregar um peso imenso que é um ferro de passar.

O livro é bem diagramado, tem ilustrações que complementam o texto, mas na minha opinião, acho que as dicas poderiam ter sido melhor trabalhadas. É um livro introdutório ao assunto e talvez seu público seja realmente aqueles que precisam de um empurrão para começarem a se organizar. Apesar de ter deixado um pouco a desejar, é um livro bacana para eventuais consultas.

O primeiro passo para uma organização é se desfazer de tudo o que realmente não se usa, não se quer ou que esteja atrapalhando um determinado lugar.” – p.16

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

3 comentários leave one →

  1. Que bom Camile ler seus pensamentos sobre este livro. Eu estava pensando em comprá-lo, mas depois dessas suas impressões, desisti.
    Estou tentando organizar minha vida como um todo e lendo o que posso a respeito, e este era um dos livros da minha lista que pensava em adquirir, mas agora sabendo de sua superficialidade vou dá prioridade a outros.
    Valeu!

    Beijos,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    Responder
  2. Jess

    hmmm pareceu decepcionante :/

    Responder
    • Camile Carvalho

      Um pouquinho. Eu esperava mais dele :/

      Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)