Qual caminho é o certo?

02/12/2015

Neste momento já passou das duas da manhã. Por um momento pensei que ia conseguir dormir, lá pela meia noite, mas meus pensamentos não me deixaram. Um misto de ansiedade e angústia tomaram conta de mim durante o dia, como se algo de muito grande e bom estivesse pra acontecer.

Não foi a primeira vez que isso aconteceu, lembro-me claramente de, em 2014, ter a mesma sensação dias antes de uma reviravolta na minha vida que me fez perder o chão. A sensação era de que algo muito bom estava por acontecer, mas a verdade é que um furacão passou e me desestabilizou por semanas. Eu tive escolha? Sim! Sempre temos escolhas, e cada vez que optamos por seguir um caminho, estamos automaticamente abrindo mão de outro.

Isso me fez lembrar de um diálogo que ficou em minha mente entre Kwai Chang Caine, da série Kung Fu, e seu filho Peter, ao estarem em uma situação de extrema pressão presos em um quarto com uma bomba-relógio. O filho, policial, tomou as rédeas da situação e foi tentar cortar um dos fios da bomba, sabendo que sempre se deve cortar de uma determinada cor para desarmá-la. No entanto, ao se deparar com os fios, todos eram cinzas. Aflito, exclamou para seu pai que não sabia mais qual era o fio certo, quando ouviu uma resposta de sabedoria da filosofia Taoísta:

“Quanto à bomba, qualquer fio que você cortar será o certo.”

E não é mesmo? Toda escolha que fazemos é a certa, independentemente do resultado. Se formos por um caminho e colhemos felicidade, é o caminho certo. Mas se fizermos outra escolha e colhermos algo não tão bom, também é o caminho certo. É através das estradas tortuosas e complicadas que aprendemos. E muito.

E hoje começa uma nova fase aqui no blog mais alinhado aos meus pensamentos e insights que tive e eu espero, de coração, que vocês gostem dos pequenos ajustes que ocorrerão por aqui. Claro, sempre pensando em fazer o melhor por vocês.

Obrigada por estarem sempre presentes. 🙂

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

3 comentários leave one →

  1. Tudo fica muito melhor quando aceitamos que a vida é feita de escolhas, diárias, mini, e que assim construímos a nossa história. E que não há nada que possamos fazer em relações aos caminhos que não seguimos, mas sim do que iremos seguir daqui um segundo 🙂
    Amo pensar assim e isso me deixa muito tranquila de que chegarei onde quero, desde que eu faça agora o que precisa ser feito.
    Um beijo!

    ps.: estou me sentindo muito bem de novo. Obrigada pela ajuda, mais uma vez 🙂

    Responder
  2. Camile, acredita que hoje mesmo falava com um amigo a respeito disso? Que tudo o que nos acontece, ainda que nao seja como esperávamos, é aquilo que precisavamos, naquele momento, para nosso aprimoramento. adorei a reflexão!

    beijos!

    Responder
  3. Luane

    Estaremos acompanhando, Camile!
    E fique bem, viu?
    “Todas as grandes mudanças são precedidas pelo caos.”

    Um beijo!

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)