Livros

Livro: Adeus Facebook

01/12/2013

Livro Adeus Facebook (resenha) - Camile Carvalho

Eu acredito em sincronicidade. Mês passado (me refiro à outubro), fui na Saraiva e fiquei horas folheando uns livros sobre comunicação, marketing e mídias digitais, quando me deparei com Adeus Facebook. A capa bem trabalhada e as primeiras páginas me chamaram a atenção, mas acabei não comprando pois tinha outras prioridades. Os dias se passaram e decidi colocá-lo na minha wishlist literária, quando, no meio da aula de Planejamento Gráfico, meu professor o tirou da mochila pra mostrar à turma um exemplo de capa e me ofereceu emprestado: “quer ler? Você que gosta desses assuntos de mídias, tenho certeza que vai gostar”. Coincidências não existem, creio que o universo conspirou ao meu favor e que talvez aquele papo de lei da atração não seja tanto um blá blá blá.

Este livro é escrito pelo economista e empresário Jack London, pioneiro da internet no Brasil e criador do site Booknet.com.br, que depois virou o famoso Submarino. O livro tem 176 páginas e é uma compilação de artigos publicados na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e aborda o tema do mundo digital. O que virá depois da pós-modernidade? Será mesmo que a internet está em expansão? Por que afirmar que Facebook ou Twitter não irão acabar se a quantidade de acessos está em declínio? Qual a melhor forma de empreender no meio digital?

Tais questionamentos e argumentos – todos baseados em estatísticas – me fizeram ler de uma vez só. Em apenas uma tarde o devorei, anotando algumas coisas que achei bem interessante. Ao mesmo tempo em que grandes estruturas estão se dissolvendo, há um espaço imenso pra criatividade no meio digital. A cada dia são criadas novas soluções para problemas do homem e o autor, inclusive, nos estimula a empreender. Por que não se aventurar e criar algo novo? Hoje jovens são capazes de programar, fazer sites e até mesmo criar empresas e este é um reflexo da nossa era atual, hiperconectada, na qual as barreiras parecem desaparecer aos poucos.

Adeus Facebook, portanto, é um livro que indico tanto aos estudantes de Comunicação (a maioria das faculdades oferece a disciplina de Mídias Digitais) mas também a todos que tenham curiosidade sobre internet, redes sociais, Facebook, Twitter e outros aplicativos. É um livro que me deixou de boca aberta em alguns momentos por não imaginar que tais estatísticas eram verdadeiras, e que nos faz refletir um pouco sobre o caminho que estamos percorrendo. Com certeza valeu à pena.

  • Título: Adeus Facebook
  • Autor: Jack London
  • 176 páginas
  • Editora Valentina
Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

5 comentários leave one →

  1. Givanilson

    Ótimo!

    Responder
  2. 🙂

    Responder
  3. Bom dia Camile! AMEI seu post! Sou apaixonada por mídias digitais, formada em Rádio e TV, pós-graduada em Marketing e agora irei arriscar mais uma graduação em Produção Publicitária. Podem me chamar de doida, mas pensei e pensei e finalmente decidi! Espero que esta área esteja muito em expansão hehehe

    Beijos

    Responder
  4. Jess

    fiquei com vontade de ler! já que ando trabalhando com isso, é possível que me ajude mto!

    Responder
  5. juliano cesar de oliveira

    Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura…a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)