A cada situação, um novo aprendizado

19/07/2015

mar-praia

Ao passar dos anos vamos obtendo uma maior experiência de vida. Mas com isso pode acontecer de acumularmos mágoas, rancores devido a situações ruins que vivenciamos com outras pessoas que nos fizeram mal conscientemente ou não. A tendência é ficarmos cada vez mais “espertos”, mais imunes. O problema é quando passamos a viver a vida sempre com um pé atrás.

Estar atento a possíveis problemas é uma coisa. Viver na defensiva, desconfiado de que outros podem nos enganar, magoar e nos fazer mal é outra. Se colocarmos em mente que tudo o que acontece conosco serve, de uma forma ou de outra, para nosso crescimento, podemos passar a encarar as adversidades como algo necessário para nos fortalecermos.

Eu sei que não é fácil estar no centro de um furacão e encará-lo como algo bom, proveitoso. Geralmente mal conseguimos raciocinar quando passamos por algum problema, mas esta é a vida. Com altos e baixos. Felicidades e tristezas. Não há ninguém aqui que tenha uma vida imune a problemas. Nem também há alguém que não tenha um motivo de felicidade por dia.

Quando passamos do problema, saindo do centro do furacão, podemos analisar melhor a situação como um todo e dali tirar algum aprendizado. De uma situação ruim podemos aprender muita coisa, tanto como agir caso aconteça de novo, quanto o que não fazer numa próxima vez. Tudo ocorre para nosso crescimento e períodos instáveis são um sinal de que está havendo uma mudança.

Um dia faz sol, no outro cai a chuva. Em um dia o mar está tranquilo, no outro há maremotos. Quando aceitamos que esta é a natureza das coisas, fica menos árduo seguirmos em frente. Caminhar adiante sem acumular mágoas, sem carregar mais um peso nas costas a cada problema que passarmos. Apenas deixe ir e continue seu caminho. Sem viver na defensiva, sem encarar cada situação nova com um pé atrás.

Ser esperto na vida não é desconfiar de tudo. Mas ter a consciência de que, a cada nova fase, a vida pode nos presentear com alegrias, mas também com tristezas, e neste caso, com muito aprendizado. Cabe a nós refletir sobre as situações que vivemos e extrair as lições de cada uma delas.

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

5 comentários leave one →

  1. Louh marques

    Olá, Yogini!
    Passando pela primeira vez aqui nos comentários…

    Adoro seu blog, os posts me inspiram muito! Você tem um jeito muito suave de dizer as coisas.

    Bom, é isso.
    Tudo de bom e ótimo Domingo!
    Super beijo!

    Responder
    • Obrigada, Louh!
      Fico muito feliz em saber que gosta do que escrevo. Volte sempre e comente também! Adoro saber o que vocês pensam.

      Abraços e uma ótima semana!!
      Beijos!

      Responder
  2. simone

    Hoje, isso era tudo que precisava ler.

    Responder
  3. Louh marques

    Uma ótima semana pra você também!

    Responder
  4. Fernanda Luz

    Bem isso, nem sempre temos uma fase totalmente ruim ou totalmente boa. Eu mesma estava feliz da vida por ter emendado 3 semanas bem, mas ai essa última foi um desastre, mas me dei o direito de chorar, de ficar mal… acredito que precisamos aproveitar o máximo de cada fase, mesmos as ruins. Um dia tudo passa….

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)